Celebrar o Natal



"Que me importa que Cristo haja nascido ontem em Belém, se não nascer hoje na minha alma?" 
- Angelus Silesius

Local: Galeria Santa Clara - Coimbra
Data: sábado, 12 de Dezembro, 15h-19h
ENTRADA LIVRE

Apesar deste evento estar anteriormente marcado para o passado dia 5 e de ter sido cancelado por diversas razões, e tendo em conta a natureza e importância desta data num espírito ecuménico e de diálogo inter-religioso, foi feito um esforço para que esta celebração possa na mesma ser feita num contexto ligeiramente diferente da anterior.

Assim celebraremos o Natal num espírito ecuménico, recordando o seu simbolismo universal e a convergência das tradições budista e cristã na experiência espiritual profunda e não-dogmática do Triplo Refúgio – Buda, Dharma e Sangha - e da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo. Dialogaremos com textos e mestres da tradição budista e cristã como Longchenpa e Mestre Eckhart, Thich Nhat Hanh e Angelus Silesius. A reflexão será complementada com práticas meditativas e mantras segundo a tradição budista e cristã (neste caso na linha dos ensinamentos de John Main, Lawrence Freeman e Jean-Yves Leloup). Descobriremos por experiência directa que o sentido mais profundo do Natal é o do nascimento em nós, Aqui-Agora, da consciência desperta e amorosa a que se chama Buda e Cristo.

Este evento corresponde ao pedido expresso por Sua Santidade o Dalai Lama, por ocasião da sua última visita a Portugal, em 2007, de que a comunidade budista portuguesa investisse no diálogo inter-religioso e inspira-se na visão ecuménica do XIV Dalai Lama, de Agostinho da Silva e de Thich Nhat Hanh.

Esta celebração será orientada por Paulo Borges. Professor de Filosofia da Religião e de Pensamento Oriental na Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Praticante desde 1983 e professor de meditação e budismo desde 1999, tendo orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Autor de 43 livros, entre os quais “Tempos de Ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva” (2006), "O Budismo e a Natureza da Mente" (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), "Descobrir Buda" (2010), “É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa” (2014), “Quem é o Meu Próximo?” (2014) e "O Coração da Vida (guia prático de meditação)" (2015)